Clientes e Casos de Sucesso

Banco Rendimento lança plataforma de câmbio on-line com assinatura digital

Agilidade, segurança e simplificação dos processos de formalização de contratos de câmbio. Redução de custos relacionados ao controle, armazenagem e remessa de papéis, além da economia verde.

Banco Rendimento logo

Solução Proposta

Solução SaaS (Software como Serviço) de Assinatura Digital e Workflow através do Portal QualiSign.

Necessidade do Cliente

Busca da eficiência operacional por meio da simplificação de processos.

Sobre o Banco Rendimento

Fundado em 1992, o Banco Rendimento concentra seus esforços junto ao mercado de Middle Market, que compreende empresas com faturamento anual de 20 a 240 milhões de Reais. Desde 2001, vem atuando no mercado de Câmbio Flutuante e Turismo, considerado um dos maiores operadores nesta área. A aquisição em Janeiro de 2002, da Cotação DTVM S.A., a maior distribuidora de câmbio turismo do Brasil, com mais de 200 mil clientes cadastrados e a parceria com a Visa em 2004, com o produto Cartão Visa TravelMoney, destinado para viagens internacionais, mostraram sempre a direção de crescer e se solidificar neste mercado.

No ano de 2007, o Banco Rendimento, foi eleito pela Revista Conjuntura Econômica (FGV), como o maior Conglomerado Financeiro do Brasil, no setor de Middle Market, com base nos resultados de 2006. Tudo isso faz parte do processo de consolidação nas áreas em que o Grupo Rendimento se destaca: o de Banco Comercial com forte atuação no setor de Middle Market e de Câmbio Flutuante, como um dos maiores operadores nesta área.

Banco Redimento História de sucesso com a QualiSign

A Experiência

Para atender o aumento no volume de operações de câmbio, que hoje gira em torno de 6 mil operações/mês, o Banco Rendimento e sua área de TI identificaram a necessidade de desenvolver uma solução segura que atendesse a este crescimento de demanda sem, entretanto, perder a qualidade do atendimento. Assim surgiu a nova plataforma de tecnologia para operações de câmbio, chamada Câmbio On-Line.

Trata-se de uma plataforma orientada ao autoatendimento de clientes, que terão mais agilidade para o fechamento das operações. Desenvolvida para atender operações de menor valor, sejam operações de remessa ou recebimento de valores do exterior, a solução possibilita ao cliente fechar uma operação de câmbio, assinar digitalmente o contrato e ter uma conta corrente em moeda estrangeira, tudo isso via internet, disponível 24hs por dia, 7 dias por semana.

Uma das grandes inovações desta plataforma de serviços é o processo eletrônico de formalização do contrato que dispensa o envio da documentação física exigida no processo manual. A formalização é uma exigência do Banco Central para operações acima de U$ 3 mil. O cliente assina digitalmente os documentos com o seu certificado digital em apenas 1 clique, dispensando a necessidade do envio de toda a documentação ao banco, explica Gilberto Rodrigues, CIO do Banco Rendimento. “O uso da assinatura digital dá ao cliente a segurança e agilidade no fechamento da operação, além de reduzir seus custos com remessa de papéis” comenta o executivo.

Para implementar rapidamente a solução de assinatura digital buscou-se uma solução no mercado. Foram avaliadas várias alternativas e a opção adotada foi o Portal QualiSign . Atendimento rápido, solução confiável e preço competitivo foram as variáveis determinantes para a escolha da solução. “Implantamos em 30 dias. Ainda neste prazo personalizamos o portal de forma a manter a mesma identidade visual do portal do banco integrando-o ao internet banking”, afirmou Rodrigues.

O uso da assinatura digital trouxe também outros benefícios para o banco, como a agilidade, reduzindo o tempo da operação em até 50%. “Eliminando o papel do contrato de câmbio reduzimos os gastos com remessa de documentos, verificação de assinaturas, guarda e controle, passando também a contribuir positivamente para a sustentabilidade e economia verde de nosso planeta”, comentou Rodrigues.

A implantação, que está sendo feita inicialmente com 1000 agências de turismo, está em andamento e já migrou mais de 10% das operações da mesa para o autoatendimento. O objetivo é migrar 90% destas operações ficando para a mesa as operações mais complexas que exigem um atendimento mais personalizado.

O desafio agora é migrar estas operações o mais rápido possível. “Prevemos que esta migração ocorrerá nos próximos 6 meses”, diz Rodrigues. Para agilizar a migração o Banco está oferecendo algumas vantagens para estes clientes como uma taxa mais baixa do que aquela que ele obteria na mesa de operações, além da aquisição de certificados digitais com descontos.

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