O que é Assinatura Eletrônica?

Essa tecnologia permite, sem um certificado digital, a formalização de documentos eletrônicos e possui diversas evidências técnicas.

Conceito de Assinatura Eletrônica

A Assinatura Eletrônica se trata do gênero para indicar as espécies de identificação de autoria de qualquer documento formulado por meios eletrônicos. Portanto, enquanto a Assinatura Eletrônica equivale ao gênero, a Assinatura Digital é definida como uma das espécies do gênero.

A nomenclatura “assinatura eletrônica” foi escolhida pelo fato de a mesma caracterizar uma expressão lato sensu, ou seja, mais ampla em comparação à assinatura digital. A expressão “assinatura eletrônica” seria tecnologicamente neutra por deixar em aberto as técnicas a serem adotadas, enquanto que a expressão “assinatura digital”, espécie do gênero assinatura eletrônica, estaria de antemão elegendo a criptografia assimétrica.

Dentre os tipos de Assinatura Eletrônica, podemos citar: Senhas, Assinatura Digitalizada, Assinatura Digital e Aceite Digital.

Características

Qualquer alteração no documento eletrônico faz com que a assinatura seja invalidada, garantindo assim o princípio da inalterabilidade.

O autor da assinatura eletrônica utiliza sua chave privada para cifrá-lo de modo a garantir a autoria em um documento eletrônico. Esta autenticidade só é obtida porque a chave privada é acessível exclusivamente por seu proprietário.

Garantidas pelo artigo 10 da MP nº 2.200-2, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras - ICP-Brasil, conferindo presunção de veracidade jurídica em relação aos signatários nas declarações constantes dos documentos em forma eletrônica produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil.

Aplicabilidade

A assinatura eletrônica pode ser aplicada aos mais diversos tipos de documentos eletrônicos como por exemplo: contratos, procurações, laudos, e-mails, certificados, formulários web, relatórios, imagens, mandatos, notificações, balanços, declarações, petições, resultados de exames, prontuários médicos, propostas e apólices de seguros e arquivos eletrônicos transferidos entre empresas (EDI), viabilizando a eliminação do uso do papel e a diminuição dos custos de emissão, armazenamento e descarte desses documentos.

Benefícios

Com remessa de documentos (motoboy, Correios e outros), impressão de papel (toner e tinta), guarda física (armazém, arquivos, cofres e outros), gestão de documentos (controle, consulta, vigência, auditoria, localização e recuperação) e reconhecimento de firmas.

Quanto tempo você leva para formalizar um contrato em papel? Se depender do Portal QualiSign é muito rápido. Basta que as partes acessem a web, não importando onde estiverem fisicamente, e de posse de seus certificados digitais assinem o contrato.

Autenticidade, integridade, confiabilidade, impossibilidade de retroagir no tempo, minimização de fraudes e infraestrutura de tecnologia de última geração.

Em qualquer lugar do planeta, com o seu certificado digital, uma leitora de cartões e um acesso à web você assina um contrato ou qualquer documento, a qualquer hora.

Conheça as histórias de sucesso dos nossos clientes

Faça melhorias no processo da sua empresa.

O mais completo e seguro Portal de Serviços de Assinatura Digital e Eletrônica de Documentos Eletrônicos.

Mais dúvidas?

Dados da QualiSign

(11) 5906-7200

Rua Correia Dias 337 - 7ºandar - Paraíso
São Paulo - SP, Brasil - 04104-001