Fundado em 1992, o Banco Rendimento concentra seus esforços junto ao mercado de Middle
Market, que
compreende empresas com faturamento anual de 20 a 240 milhões de Reais. Desde 2001, vem
atuando no
mercado de Câmbio Flutuante e Turismo, considerado um dos maiores operadores nesta área. A
aquisição
em Janeiro de 2002, da Cotação DTVM S.A., a maior distribuidora de câmbio turismo do Brasil,
com
mais de 200 mil clientes cadastrados e a parceria com a Visa em 2004, com o produto Cartão
Visa
TravelMoney, destinado para viagens internacionais, mostraram sempre a direção de crescer e
se
solidificar neste mercado.
No ano de 2007, o Banco Rendimento, foi eleito pela Revista Conjuntura Econômica (FGV), como
o maior
Conglomerado Financeiro do Brasil, no setor de Middle Market, com base nos resultados de
2006. Tudo
isso faz parte do processo de consolidação nas áreas em que o Grupo Rendimento se destaca: o
de
Banco Comercial com forte atuação no setor de Middle Market e de Câmbio Flutuante, como um
dos
maiores operadores nesta área.
A Experiência
Para atender o aumento no volume de operações de câmbio, que hoje gira
em
torno de 6 mil operações/mês, o Banco Rendimento e sua área de TI identificaram a
necessidade de
desenvolver uma solução segura que atendesse a este crescimento de demanda sem,
entretanto,
perder a qualidade do atendimento. Assim surgiu a nova plataforma de tecnologia para
operações
de câmbio, chamada Câmbio On-Line.
Trata-se de uma plataforma orientada ao autoatendimento de clientes,
que terão
mais agilidade para o fechamento das operações. Desenvolvida para atender operações de
menor
valor, sejam operações de remessa ou recebimento de valores do exterior, a solução
possibilita
ao cliente fechar uma operação de câmbio, assinar digitalmente o contrato e ter uma
conta
corrente em moeda estrangeira, tudo isso via internet, disponível 24hs por dia, 7 dias
por
semana.
Uma das grandes inovações desta plataforma de serviços é o processo
eletrônico
de formalização do contrato que dispensa o envio da documentação física exigida no
processo
manual. A formalização é uma exigência do Banco Central para operações acima de U$ 3
mil. O
cliente assina digitalmente os documentos com o seu certificado digital em apenas 1
clique,
dispensando a necessidade do envio de toda a documentação ao banco, explica Gilberto
Rodrigues,
CIO do Banco Rendimento. “O uso da assinatura digital dá ao cliente a segurança e
agilidade no
fechamento da operação, além de reduzir seus custos com remessa de papéis” comenta o
executivo.
Para implementar rapidamente a solução de assinatura digital buscou-se
uma
solução no mercado. Foram avaliadas várias alternativas e a opção adotada foi o Portal
QualiSign
. Atendimento rápido, solução confiável e preço competitivo foram as variáveis
determinantes
para a escolha da solução. “Implantamos em 30 dias. Ainda neste prazo personalizamos o
portal de
forma a manter a mesma identidade visual do portal do banco integrando-o ao internet
banking”,
afirmou Rodrigues.
O uso da assinatura digital trouxe também outros benefícios para o
banco, como
a agilidade, reduzindo o tempo da operação em até 50%. “Eliminando o papel do contrato
de câmbio
reduzimos os gastos com remessa de documentos, verificação de assinaturas, guarda e
controle,
passando também a contribuir positivamente para a sustentabilidade e economia verde de
nosso
planeta”, comentou Rodrigues.
A implantação, que está sendo feita inicialmente com 1000 agências de
turismo,
está em andamento e já migrou mais de 10% das operações da mesa para o autoatendimento.
O
objetivo é migrar 90% destas operações ficando para a mesa as operações mais complexas
que
exigem um atendimento mais personalizado.
O desafio agora é migrar estas operações o mais rápido possível.
“Prevemos que
esta migração ocorrerá nos próximos 6 meses”, diz Rodrigues. Para agilizar a migração o
Banco
está oferecendo algumas vantagens para estes clientes como uma taxa mais baixa do que
aquela que
ele obteria na mesa de operações, além da aquisição de certificados digitais com
descontos.