Outra aplicação da assinatura digital está na área de Cadastro Técnico de redes de
distribuição de gás. A Comgás adiciona anualmente cerca de 1.000 km em redes de gás.
A área
de Cadastro Técnico é a responsável por controlar, mapear e monitorar todo este
crescimento.
Após a execução de uma obra de construção de rede, os prestadores de serviços
precisam
enviar a planta de execução para que a área de Cadastro Técnico possa saber com
exatidão
qual trabalho foi realizado — e onde.
“Muitas vezes o fornecedor encontra em campo alguns obstáculos que não foram
possíveis de ser
mapeados na etapa de projeto. Por isso é necessário que ele nos entregue a nova
planta após
a execução de cada serviço. A esta planta damos o nome de ‘As Built’ (como está
feito, em
tradução livre) ”, esclarece Sílvio Tomaz, analista da Área de Cadastro Técnico da
Comgás.
A planta é enviada e assinada digitalmente pelo prestador de serviço através do
Portal
QualiSign, sendo assinada em seguida pelo engenheiro da Comgás
Segundo Sílvio, o processo implantado há um ano tornou muito mais ágil o dia-a-dia do
departamento. “Uma planta levava em média sete dias para ser assinada e agora, no
meio
digital, leva apenas dois dias úteis. Tecnicamente ela poderia ser assinada em
apenas cinco
minutos! Esta é uma grande vantagem, mas também tivemos outros benefícios: maior
segurança,
porque a planta não fica ‘andando’ por aí na garupa do motoboy; a redução de custos
pelo
lado do fornecedor, pois a planta era impressa em papel vegetal e enviada
fisicamente para a
Comgás.”
Além da economia dos prestadores de serviço, a Comgás obteve uma redução de custo de
15 a 20
mil reais por ano, sem contar com o que gastaria com o armazenamento e gestão do
estoque
crescente das plantas em papel. Hoje, 97% do volume de plantas “As Built” já estão
inseridas
no processo com a assinatura digital, com uma média mensal de 120 folhas.
A mobilidade e a conveniência são outras vantagens, de acordo com o analista da Área
de
Cadastro Técnico da Comgás. “As obras estão distribuídas por várias cidades do
estado, e,
com a distância, o processo de formalização demorava ainda mais. O engenheiro antes
precisava voltar à matriz para assinar os ‘As Builts’. Hoje, ele acessa o Portal de
onde
estiver e assina, colocando um fim ao problema. ”