O Banco Toyota do Brasil opera no País desde 1999 e está ligado à Toyota Financial Services
Corporation, subsidiária integral da Toyota Motor Corporation, empresa fundada em 1937 e que
se
tornou uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, com atuação em mais de 30 países.
A
divisão financeira da Toyota - Toyota Financial Services Corporation - contribui
significativamente
para o crescimento mundial da marca Toyota, que no Brasil intensificou-se a partir de 1998,
com a
inauguração da fábrica de Indaiatuba, interior de São Paulo, que deu início à produção
nacional do
veículo Corolla. Para mais informações acesse: www.bancotoyota.com.br.
A Experiência
Com o objetivo de fomentar e suportar as vendas da marca Toyota no
mercado
brasileiro, o Banco Toyota do Brasil opera com CDC – Crédito Direto ao Consumidor para
pessoas
físicas e jurídicas, além de outros produtos que atendem às necessidades da rede de
Distribuidoras Toyota no País. Recentemente, a fim de ganhar mais produtividade e
agilizar seus
processos de decisão e formalização de linhas de crédito atacado, a instituição deu um
salto
rumo à modernização, adotando a assinatura digital nas suas aprovações através do Portal
QualiSign , uma solução SaaS (Software como Serviço) de assinatura digital de documentos
eletrônicos desenvolvida e mantida pela QualiSoft, empresa especializada no
desenvolvimento de
sistemas e produtos para o processamento seguro de transações eletrônicas.
"Ao avaliar os processos internos de decisão de crédito, percebemos
que a
adoção de uma solução de assinatura digital poderia aumentar a produtividade e agilizar
o
processo de decisão e formalização das linhas de crédito, já que o banco precisava de
uma
solução via web que agilizasse a implantação sem impactar a área de TI com mais uma
demanda de
desenvolvimento, e ainda considerando um baixo custo de implementação”, diz Alexandre
Moya,
executivo da área de Crédito Atacado do Banco Toyota do Brasil. “Observamos que
poderíamos
melhorar sensivelmente o tempo de aprovação e implantação das linhas de crédito”,
completa.
Segundo Moya, o processo de formalização chegava a levar cerca de 80
minutos
para cada aprovação de linha de crédito de cada uma das concessionárias Toyota
espalhadas pelo
país e também dos clientes frotistas que são atendidos diretamente. “Após estudarmos as
alternativas do mercado, optamos pelo Portal QualiSign, conseguindo reduzir o tempo do
processo
em 75%, passando para apenas 20 minutos. É um ganho de produtividade relevante. Além
disso, o
risco operacional foi minimizado com a integração do sistema de alçadas do Banco ao
Portal
QualiSign. Esta integração e a implantação do processo levaram apenas 20 dias”,
completa.
Outro aspecto destacado pelo executivo do Banco Toyota do Brasil é a
mobilidade. “Com a assinatura digital, os aprovadores, incluindo analistas, gerência e
diretoria, podem assinar a aprovação remotamente, o que agiliza o processo de
formalização e
implantação dos limites. Este modelo de aprovação de crédito com assinatura digital
padrão ICP-
Brasil é pioneiro e com esta experiência positiva, o Banco Toyota dá mais um passo rumo
à
inovação e sustentabilidade de suas operações via desmaterialização de seus processos”,
destaca
Moya informando que avaliações da aplicação da assinatura digital em outras áreas e
processos da
empresa já estão em andamento.